Estava procurando um Mac com mais armazenamento (2Tb) e acabei tendo a oportunidade de pegar um MacBook Pro M4, modelo base, com 10 núcleos de CPU e 10 de GPU com a J A MacBook, que encontrei através da OLX. Fiz um pagamento antecipado de R$ 500 para confirmar a compra e o restante no PIX, depois de testar o Mac – eles fazem entregas pessoalmente em todo o Brasil.

Unboxing e Design 100% sem graça, as novidades são praticamente zero, como de costume. A boa novidade fica por conta de uma nova porta USB tipo C do lado direito, além das duas do lado esquerdo.

A Tela é demais. É meu primeiro com tela Liquid Retina XDR e o que já achava excelente no Air consegue ficar ainda melhor. Pra ficar perfeito, acho que só que eu tivesse conseguido pegar o modelo customizado com a tela com nano textura.

Além da mudança do M1 para o M4, esse meu é customizado com 24Gb de RAM e 2Tb de SSD (rodando hoje com 3Tb na prática, graças ao adaptador da BaseQi, então senti um ganho em produtividade bem grande vindo de um Air com 8Gb 256Gb, mesmo usando a maior parte do tempo em modo de economia de bateria. Um exemplo bem nítido foi ao rodar Resident Evil 2 (Remake), onde era possível obter gráficos muito mais detalhados sem prejudicar o desempenho.
No quesito de desempenho, é interessante olhar reviews mais a fundo com testes e benchmarks, onde muito deles mostram a CPU do M4 base alcançando resultados até melhores que o modelo base do M3-Pro. Em matéria de GPU, ainda há nítida vantagem para o M3-Pro, mas o M4 tem resultados quase idênticos ao M1-Pro e quase 2 vezes melhores que o M1 base, por exemplo.

A bateria promete ser incrível com a maior autonomia entre modelos com até 15″. Em testes práticos e nos reviews que li até agra, essa promessa parece se confirmar com cerca de 18h de navegação (a Apple promete 16h) e 22h de streaming (a Apple promete 24). O consumo em stand by permanece sendo praticamente nulo.
No meu dia a dia de uso mais básico/leve em modo de pouca energia, ele tem sido capaz de aguentar até mais de 3 dias longe da tomada com um total de 18h de tela.

Cheguei a ler algumas críticas relativas à câmera, mas pra minha realidade eu achei excelente. Além disso, se você tiver um iPhone, basta usar a câmera de continuidade e não vai nem precisar se preocupar com isso.

Nos demais quesitos não há muito o que dizer, tudo continua com uma excelente qualidade – como já eram excepcionalmente bons, não tenho capacidade para dizer se melhoraram (qualidade e volume do som e conectividade sem fio). A única coisa que continua faltando é o Wi-Fi 7, apesar de ser algo crítico para um modelo na categoria do MacBook Pro, é algo que tão cedo não vai fazer diferença pra mim.

Apesar de bem satisfeito com o upgrade e feliz com a adição da entrada no lado direito do Mac, é difícil falar em “valer à pena” já que a Apple cobra tão caro por cada upgrade – do Air para o Pro, de 16Gb para 24Gb, de 512Gb para 2Tb… o que faz com que você tenha que analisar de forma bem delicada suas necessidades para não acabar fazendo um alto investimento sem necessidade.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *