Review do iPhone 16e (iPhone SE 2025)

O novo iPhone 16e parecia uma grande bola fora da Apple, pelo menos no Brasil, onde foi lançado com um preço sugerido próximo de 6 mil Reais. Mas, com fabricação nacional, os preços caíram rapidamente e há alguns dias consegui comprar o meu por menos de R$ 3600 e ainda parcelado em 10x. Nessa faixa de preço, o 16e parece, pra mim, um matador de semi novos. Ainda que tenha apenas uma câmera, ele conta com hardware mais atual e suporte ao Apple Inteligence, algo só disponível nos modelos mais caros da geração imediatamente anterior.

Com ele em mãos, não há muitas novidades dignas de um review; então vou focar nos pontos que mais me chamaram atenção no 16E. Começando pela câmera, apesar de ficar um pouco estranha aquela câmera única ali, dá pra viver muito bem sem uma câmera grande angular e/ou telephoto; o verdadeiro problema fica pela qualidade dela, principalmente em ambientes não tão bem iluminados – nessas condições, ele se sai pior até mesmo quando comparado ao Galaxy A56.

A tela parece ser exatamente a mesma utilizada no iPhone 14, com dimensões exatamente iguais, notch e até mesmo os limites de luminosidade são iguais. Nesse ponto, minha única queixa real fica pela parte estética do notch, mas não chega a ser algo que abale seu custo benefício.

Apesar de contar com uma volumosa bateria de 4005 mAh (contra 3349 mAh do iPhone 15 e 3279 mAh do 14), a autonomia deixa um pouco a desejar. No meu uso cotidiano, faço cerca de 6h de tela com ele e já cheguei a terminar o dia apertado, precisando correr para o carregador.

Apenas como nota, em matéria de desempenho, cumpre-se o prometido e ele realmente não deixa nada a desejar no uso geral (tá certo que nisso, mesmo modelos mais antigos continuam atendendo bem) nem para uso das funções da Apple Inteligence, que aterrizou há pouco no Brasil. Geração de imagem, assistente de escrita, tudo funcionando bem liso (ainda que eu ache que a Galaxy AI ainda esteja alguns passos adiante, especialmente nos modelos da linha S).

Apesar do iPhone 16E só fazer sentido dentro do universo Apple, se você faz questão do iOS e dos recursos do Apple Inteligence, ele é uma opção que se destaca em custo benefício tendo inclusive ajudando a alavancar as vendas da Apple ao redor do mundo. Consigo compreender que tenham optado pelo notch por economia e para torna-lo diferenciado (certamente agrada mais do que as bordas do iPhone SE), da mesma forma que não acho um grande prejuízo terem optado por uma câmera única; apenas penso que, pela diferença de preço para o iPhone 16 não ser tão grande, a câmera que escolheram poderia estar pelo mesmo nível do iPhone 15.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *