Já fazia tempo que estava à procura do monitor ideal, pra isso ele deveria preencher 6 pré-requisitos bem difíceis de encontrar nos modelos disponíveis no Brasil. 1. entrada USB-C que também permitisse carregar o Notebook/MacBook 2. boa resolução, 3. boa qualidade de cores e contraste 4. alto-falantes, 5. bom ajuste na mesa e 6: espaçoso sem ser largo demais. Enfim, o DualUp Ergo da LG parecia ser feito pra mim, então mais uma vez resolvi pagar pra ver.

Logo após o unboxing já tive uma certa decepção com a base Ergo – ainda que ela permita um melhor ajuste que a maioria dos monitores, acho que me animei demais com tanta propaganda e me frustrei por não conseguir deixa-lo tão bem ajustado quanto eu gostaria (minha mesa que fica encostada na parede e as furações já estavam prontas). Ponto positivo para a passagem do fio que pode ser feita por dentro da base, deixando a mesa muito mais clena. No mais, não tem muito o que falar em matéria de design, é basicamente um monitor preto, quadrado e com bordas bem finas.

A tela é excelente, seja pela resolução, brilho, contraste e nível do anti-reflexo – não precisei fazer nenhum ajuste manual, já ficou do jeito que eu gostaria tanto funcionando no Windows quanto no MacOS pela USB-C. Falando em Mac, ele foi reconhecido rapidamente como um monitor hDPI e a escala/resolução renderam uma imagem cristalina, sem serrilhado ou qualquer coisa do tipo.

A organização de janelas também merece destaque – o software da LG é bom mas a estrela mesmo aqui é o espaço. Costumo ter nele 4 janelas sempre à vista – uma em cima, uma no meio, e duas em baixo, assim tenho sempre à vista tudo que preciso. Vale mencionar que não conseguia uma organização tão efetiva no meu antigo monitor de 27″ 4K 16:9.

Outro diferencial do DualUp é a função de hub USB (ainda que haja opções mais completas nesse sentido). Pra mim, as duas USB 3.0 caíram feito uma luva para uso do mouse/teclado sem fio e para deixar um SSD externo de 1Tb sempre plugado para “compensar” a baixa capacidade de armazenamento do MacBook e tudo sem fios espalhados pela mesa.

Por fim, contar com com alto-falantes embutidos completa a lista de qualidades do DualUP. Infelizmente a qualidade e volume não merecem qualquer destaque, mas para meu propósito que se resume praticamente a ouvir as notificações ou áudios do WhatsApp, ele atende.

Nota complementar: enfim, fiquei com ele por 3 meses e apesar de não ter mesmo nenhuma queixa, acabei vendendo quando larguei o trabalho que fazia até então. Meses mais tarde, voltei para a mesma função e pintou até um arrependimento de ter vendido o DualUp, por economia, acabei pegando um Pichau Perseus Pro 4K, e aqui eu conto um pouco do que perdi ou ganhei nessa transição.
Mas, voltando ao LG, ao longo desses 3 meses tenho apenas uma nota que poderia considerar negativa: o cabo USB-C quando passado por dentro do suporte Ergo, acaba sofrendo uma tensão maior, principalmente quando se necessita movimentar o monitor, acabei preferindo não passar por dentro do suporte para evitar danificar o cabo com o tempo.

ExibiçãoPainel IPS de 27.8″ 2560 x 2880 (16:18) 60Hz
Tempo de Resposta5ms
Brilho300 cd/m²
ConectividadeUSB-C (90W), HDMI, DisplayPort, USB 3.0 (x2)
Áudio7W x 2
Dimensões481.5 x 549.5 x 44.9 (painel)
Peso4.3 Kg (painel)
Ficha Técnica/Especificações

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *