Pra um consumidor que, como eu, está sempre ligado nos preços, não existe nada mais irritante do que esse excesso de promoções. Não que eu seja elitista, o problema não são os preços baixos, mas porque não preço baixo para todos e sempre?
Não queria dar nomes, mas aqui não vai ter como, Samsung é mestre nisso. Hoje, a Samsung tem de longe a melhor política de preços hoje no Brasil, mas ainda assim, essa oscilação é um tanto incômoda.
A primeira lembrança que tenho é do Galaxy Note 3 Neo Duos: lançado por R$ 2.199, em semana caiu para R$ 1.899 (e eu corri pra comprar), mas não demorou mais 1 semana pra chegar a R$ 1.599 (preços aproximados, minha memória não é tão boa). Hoje, com a explosão de cupons, cashbacks, lives… esse tipo de situação é muito mais frequente – você compra um lançamento pela metade do preço e vem alguém explicando que dá pra conseguir um desconto ainda maior (se você não é rico e/ou não gosta de perder dinheiro, vai acabar cancelando, devolvendo ou vendendo pra comprar mais barato).
Vou relatar aqui 2 casos recentes, do Galaxy S24 Ultra e do Galaxy Book4 Pro. O S24 Ultra com preço de tabela de R$ 8.999 à vista; no dia do lançamento comprei com preço final de R$ 5.746,55 parcelado (teve gente conseguindo por um pouco menos), e hoje acabei pegando a versão de 256Gb por R$ 5.162,63 à vista com 15% de CashBack (preço final: R$ 4.388).
O Galaxy Book4 Pro foi bem parecido, também com preço de lançamento de R$ 8.999 à vista e no mesmo dia já estava por R$ 6.649 parcelado no VIP – achei incrível, mais barato que nos EUA! Há menos de uma semana, R$ 6.749 com 15% de cashback (preço final: R$ 5.736), e hoje R$ 5.315.
E quem perde com isso não é só aquela pessoa que quis comprar logo que o produto chega no mercado, mas a própria Samsung. Esse tipo de situação, acaba reduzindo a demanda pelos produtos durante o período de pré-venda e lançamento, além de aumentar a perda graças aos custos com fretes (tanto de envio, de devolução) e com os produtos devolvidos que muitas vezes já não estão mais lacrados.