Depois que peguei o MacBook Air M2 de 15″ um pouco depois do seu lançamento, andei passeando por outros modelos e plataformas, mas não deu outra. Hoje encontrado com promoções na Kabum!, ele custa até R$ 6.500 (considerando o cashback do Meliuz) ou R$ 6.750 comprando pelo app, sem cashback.
Como tinha vendido o que comprei no lançamento, aproveitei a promoção e peguei novamente na opção com cashback do Meliuz; em 2 dias já estava chegando aqui em casa e de cara pude perceber que de fato não tem opção melhor pra mim; nenhum dos modelos com Windows que testei chega ao nível do Air, e pelos reviews iniciais que li também desisti de guardar minhas esperanças pela chegada dos modelos com Snapdragon X Elite por aqui (até por que, ao que tudo indica, os preços serão mais altos que o do MacBook.
Entre os fatores que me fizeram voltar para o Air de 15″ (peguei o M2, mesmo já tendo lançado o M3 porque me atende bem e a diferença de preço ainda é significativa) estão:
- a duração da bateria que além de excelente ainda merece destaque por sua previsibilidade nesse quesito (ele mantém basicamente sempre a mesma autonomia, a não ser que haja uma mudança muito drástica no quanto é exigido)
- a performance nem tanto pela potência em si, mas pela fluidez e versatilidade (um modelo básico e sem nem mesmo refrigeração ativa chega a ser capaz de rodar games sem travar (com ajustes modestos mas sem grandes prejuízos para usuários menos exigentes.
- ainda que já começamos a ver um grande avanço na tela dos modelos com Windows, a do Mac ainda tem certa vantagem principalmente nos ajustes de “zoom”, sem contar que esse Air de 15,3″ entrega um espaço de trabalho excelente sem ser um trambolho de grande ou pesado.
- Isso é bem pessoal, mas ter um modelo acima de 14″ e não ter que conviver obrigatoriamente com um teclado numérico (opção feita pela imensa maioria dos modelos com Windows atualmente) é sem dúvida um ponto super positivo pra mim.
- Por último, mas não menos importante, é impressionante a maior disponibilidade de acessórios para o Mac. Todos esses modelos desgastam com o uso, mas para o Mac é possível encontrar com cerca facilidade skins, películas pra tela, pro teclado e trackpad, que ajudam a mante-lo “novo” por mais tempo.