Análise do Samsung Galaxy Book4 Pro

Há uma semana escolhi o Galaxy Book4 Pro ao invés do Galaxy Book4 Ultra por não precisar de tanto desempenho gráfico e preferir algo mais leve e compacto para usar e levar no dia a dia. Saindo de um MacBook Air M1, vou comentar aqui algumas impressões que tive durante esses primeiros dias de uso.

O design me agradou demais em todos os sentidos: cor, acabamento, deixa poucas marcas de digitais tanto no teclado quanto na carcaça em si (bem menos que os Mac de cor semelhante e que os Galaxy Book3 360 e Ultra), muito bem servido de portas sem prejudicar a espessura, ótima estabilidade tanto da carcaça quanto da tela quando comparado ao LG Gram.
O touchpad tem o tamanho ideal pro Windows, sem ser exageradamente grande e uma ótima sensibilidade ao toque e gestos. O teclado tem tem teclas com ótimo tamanho, perfil um pouco mais baixo mas com excelente resposta, proporcionando uma digitação bem otimizada.

A tela é uma das melhores do mercado (se não a melhor) sendo AMOLED com alta resolução. A Samsung até tentou reduzir os reflexos sem tirar seu brilho, mas não foi muito eficaz; apesar da beleza, eu ainda prefiro as telas antirreflexo tradicionais. Outra questão é que ainda não consegui acertar a escala perfeita para melhor aproveitamento dessa resolução na tela de 14″, nesse sentido, as opções de ajuste do Mac, apesar de mais limitadas, são mais eficazes. Por fim, a borda arredondada da tela deu um visual bem legal, mas teria ficado melhor se tivessem combinado isso com o Windows – as janelas quadradas ficam parecendo passar pelas quinas da tela.

Em matéria de áudio, não surpreende. Mesmo com hardware, aparentemente, mais modesto, o MacBook ainda levam uma larga vantagem nesse quesito.

Falando de desempenho, meu uso mais leve, prezo mais pela portabilidade, bateria e (não) aquecimento. Tendo isso em mente, coloquei tudo no mínimo, modo de economia de energia no Windows, modo silencioso nos ajustes da Samsung e nas configurações da BIOS o padrão já estava definido para bateria.
Tendo isso em mente, no meu uso básico ele se saiu muito bem – de 4 a 10 abas abertas no EDGE, WhatsApp e WhatsApp Web, e eventualmente alguma coisa a mais de uso rápido; sem desativar nenhum dos serviços do Windows ou da Samsung pra economizar. A melhora do Book3 360 foi sensível, além de um desempenho muito mais fluido, ele nem aqueceu nem ligou o cooler durante esses dias de uso.

Por outro lado, a bateria não se saiu tão bem assim; com esse uso bastante leve e optando pelo máximo de economia, ele tem sido capaz de aguentar no máximo hs longe da tomada. Não posso dizer que seja uma autonomia ruim, porém fica bem longe do que esperava, seja pelo divulgado pela Samsung, seja pelos testes que já havia visto em sites especializados.

Por fim, falando da conexão sem fio, o funcionamento é bastante estável e eficiente e os recursos adicionados pelo ecossistema Galaxy também funcionam a contento.

Conclusão, é um modelo de nicho que pra maioria das pessoas não vai entregar tanto quanto custa. É um modelo de nicho e, dito isso, levando em conta o preço dele lá fora e o preço dos concorrentes aqui no Brasil, não dá pra dizer que seu preço de lançamento aqui no Brasil seja caro (mesmo pelos 8.999 à vista); na verdade, como já mencionei, a Samsung tem feito um excelente trabalho ao “traduzir” seus preços para o mercado brasileiro.
Mas, mesmo pra mim, que fui bastante atraído pelos seus diferenciais os 8.999 ou 6.999 parcelado no VIP estavam difíceis de encarar. Depois disso tiveram outras boas promoções, e acabei pegando uma promoção do Galaxy Book4 Pro por 5.315 à vista no “kit” com o Tab S6 (2024). Nesse valor, é impossível encontrar concorrente à altura no mercado nacional e nem mesmo no mercado paralelo.
Pra efeito de comparação, outros modelos de marcas concorrentes que se equiparam com a mesma abordagem e características estão substancialmente mais caros que o Galaxy Book4 Pro, que ainda conta com diferenciais de integração com a linha Galaxy.

4 thoughts on “Análise do Samsung Galaxy Book4 Pro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *