Há alguns meses a Samsung atualizou sua linha de notebooks aqui no Brasil sem alardes, chegou uma nova versão do Galaxy Book4 Pro – agora, além da versão com Intel Core Ultra 7 155H, temos também essa versão com Intel Core Ultra 5 125H. No momento, essa versão é encontrada em apenas alguns sites, como Kabum!, FastShop e Mercado Livre (os dois últimos vendidos pela própria Samsung).
O preço base de ambos é bem parecido, na casa dos 9 mil, mas se tratando de Samsung é praticamente inaceitável comprar algo pelo preço cheio – comprei esse Ultra 5 por R$ 4.750 com o cupom NOTE5OFF (mas já chegou a R$ 4.590 com o cupom 10DOUBLE). Mas o principal motivo de ter encarado essa versão (depois de ter comprado e devolvido um com Ultra 7) era conseguir alguma evolução no que diz respeiro à autonomia e aquecimento.
Tirando o processador, as especificações de ambos são exatamente iguais (ainda que em todos os sites mencionassem “tela FHD”, quando comprei, ela continua sendo WQXGA+ com resolução 2880 x 1800 com a camada anti-reflexo que foi inaugurada pela Samsung no ano passado, mas que é bem pouco eficaz.
Então, indo direto ao ponto, segundo alguém chegou a mencionar nas avaliações da Kabum! de fato haveria um ganho na autonomia da bateria e no aquecimento. Testei diferentes perfis de uso que se encaixam em situações do meu dia a a dia, e abaixo seguem algumas observações:
- Enquanto está na tomada, ele aquece e depende do funcionamento dos coolers em praticamente qualquer situação/configuração, mesmo com uso básico e configurações para reduzir o desempenho.
- Em Perfil Silecioso e modo de Economia de Energia, com uso leve, com WhatsApp, WhatsApp Web e Edge, o aquecimento é bem raro e consegui chegar a uma autonomia razoável de mais de 7hs.
- Pensando na proeza do MacBook Air M1, resolvi testar alguns jogos no Galaxy Book4 Pro e fiquei bem decepcionado. É realmente difícil conseguir um desempenho minimamente razoável, atém do aquecimento e funcionamento do cooler serem impossíveis de não se notar.
Pela experiência geral que tive nesses dias, fica difícil imaginar que a dupla Intel + Windows um dia vai alcançar uma eficiência próxima do Apple Sillicon. O Core Ultra 5 125H até pode ajudar um pouco a autonomia do Galaxy Book4 Pro em uso leve, mas seu design limita a dissipação de calor e o desempenho e me fazem pensar que talvez a Samsung deveria optar pelo processador da linha U para focar mais em bateria, resfriamento e uso office.
Pra falar a verdade, imho, a Samsung errou a mão esse ano em sua linha de notebooks (o mais acertado pra mim foi o Book4 com M570, que chegou a aparecer com um custo benefício bem interessante). Até mesmo o Galaxy Book4 Edge ficou devendo perto dos concorrentes com Snapdragon X Elite).
Apesar de não ser uma exclusividade da linha Pro, nela fica mais nítido que há opções mais interessantes quando olhamos para os concorrentes da Asus, Acer, Dell e, principalmente Apple. Porém, a política de preços da Samsung no Brasil parece imbatível, e todos esses concorrentes têm preços significativamente superiores, chegando facilmente ao dobro da Samsung. Além disso, se você for um usuário de Smartphone e Acessórios da linha Galaxy, também vai poder se beneficiar de alguns diferenciais na integração com os Galaxy Book.
One Comment