Sempre comprei na Amazon EUA, com todo o processo bem muito claro, escolha de pagar em Reais e no final o preço cobrado pelo cartão era o mesmo preço apresentado no checkout, sem cobrança de IOF. Além disso, quando havia alguma diferença nos impostos para menos, a diferença era estornada automaticamente para a fatura.
O inocente/metido aqui, viu uma boa oportunidade para experimentar novidades do estrangeiro e fiz a compra sem pestanejar. No checkout parecia tudo claro, valor em Reais, não tinha porque duvidar – fechei a compra de um smartphone de R$ 1500* com impostos inclusos.
Alguns dias depois fui dar uma olhada na minha fatura pra atualizar os gastos na planilha (ainda prefiro fazer no manual mesmo) e estava lá: compra no valor de R$ 1600* e mais outro lançamento com um tanto de IOF.
Fiquei com a cara no chão, que essa aventura acabou saindo um tanto mais caro do que eu esperava. Fica como experiência para não repetir o erro, e deixo aqui registrado pra servir de alerta para outras pessoas e também pra me lembrar de não cair na mesma asneira novamente. Só agradeço por ter perdido outra oferta de um modelo mais caro, certamente o prejuízo seria maior.
* valores simbólicos, apenas para dar uma ideia dos “extras”.