Loja On-line da Samsung + Azul Cargo = 💩

Há anos compro na loja on-line da Samsung, praticamente sem queixas. Aqui pra região, eles normalmente utilizavam a transportadora Total Express. Ainda que o prazo informado no pedido normalmente fosse maior, a entrega SP – RJ sempre acontecia em 2 ou 3 dias, e frequentemente ainda entregavam aos sábados e domingos.

De uns meses pra cá, a transportadora mudou para a Azul Cargo; o prazo informado por eles no site também teve um pequeno acréscimo, mas o pior é que eles parecem esperar para entregar no último dia desse prazo! Algo que chegava em 2-3 dias, agora não leva menos de 6 dias. Pra colocar mais uma nessa comparação, os Correios, que é frequentemente criticado, dificilmente passa de 2 dias para entrega SP-RJ.

Comparando com a Total Express, dá pra notar que a lentidão ocorre em todos os processos, de modo que o tempo entre a Samsung informar que foi feita a coleta e o pacote chegar aqui na minha região já costuma ser menor na Total. Mas a principal demora costuma ser depois que ele chega na minha cidade. Se a Total em pelo menos 90% das vezes entregava no mesmo dia da chegada na cidade de destino, na Azul chega a ficar parado 3-4 dias aqui, antes de ser colocado em rota de entrega.
Apesar de ainda estar dentro do prazo, me estranha esse passo para trás, enquanto empresas como a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo já conseguirem atender com entrega no dia seguinte ou até no mesmo dia. Isso com frete grátis em produtos com bem menos valor agregado.

Ainda que seja o menor dos inconvenientes, ainda tem mais uma pra fechar com chave de ouro. Aqui é bastante frequente que essa entrega ocorra apenas no final do 6º dia, e quando eu digo final, muitas vezes ela ocorre após o horário comercial (isso quando não acaba chegando só um dia depois de ter saído para entrega no sistema).

Feliz ou infelizmente, não tem muito pra onde fugir. Como os preços/promoções/cupons/cashback oferecidos pela Loja Online da Samsung deixam os preços bem abaixo da concorrência, fica difícil optar por outra revenda. Se não fosse isso, eu certamente acabaria desistindo de comprar lá enquanto a transportadora fosse a Azul Cargo, mas na falta de alternativa, só resta ficar se queixando ao vento.