Recentemente me surpreendi ao ver o último “lançamento” da Lenovo no Brasil; apesar de não ser um modelo exatamente novo, o Yoga Slim 6i chegou apenas recentemente no país e me chamou atenção por conta de alguns diferencias quando comparado à concorrência, sobretudo sua tela com resolução 2240×1400 e a bateria de 65 Wh.

Abrindo a caixa, as primeiras impressões foram extremamente muito positivas – excelente acabamento metálico, tela anti-reflexo e teclado com excelente layout. Durante o SetUp inicial outro detalhe muito bem vindo: o leitor biométrico por reconhecimento facial se mostrou mais rápido e preciso do que a tradicional impressão digital da maioria dos notebooks.

Nos testes de desempenho, seu processador i5-1240P mostrou uma vantagem nítida vantagem quando comparado i5-1335U. O aquecimento também se manteve sob controle, ficando abaixo de 40ºC em praticamente toda a superfície superior e inferior; apenas na parte em baixo, mais atras e ao centro, perto da saída de ar, ele ficou um pouco mais quente, chegando a 42,6ºC.

A primeira frustração foi pela tela, a alta resolução acabava sendo pouco perceptível sob o acabamento fosco e o fato de ser um painel WVA também prejudicou bastante a experiência de visualização. Em quesitos como brilho, cores e contraste então, tendo um Galaxy Book e um MacBook Air ao lado, ficou realmente difícil de engolir.
Mas, a tela nem foi o pior da experiência com o Yoga Slim 6i; a bateria que deveria ser uma das suas principais qualidades (afinal são 65Wh) apresentou uma duração, no máximo, tímida. Mesmo colocando em modo de economia de energia e com o brilho ajustado para cerca de 40%, ele chegou a no máximo 6hs longe da tomada durante os testes, enquanto o Galaxy Book3 360 foi capaz de aguentar cerca de 10hs. Não sei dizer se é culpa do processador um pouco mais potente ou da tela de maior resolução, mas na prática, pra mim, essas 6hs não seriam suficientes para aguentar um dia de trabalho.

Apesar de ter quase tudo pra ser perfeito, nesses modelos abaixo de 5 mil sempre são feitos alguns cortes que acabam justificando a existência dos top de linha, como o Yoga 9i, que custa mais de 10 mil. Contudo, ainda que não tenha sido a opção mais adequada pra mim, é impossível negar que o Yoga Slim 6i tenha características excelentes que fazem com que ele se destaque perto dos concorrentes da Dell ou Acer, por exemplo, que custam até mais caro; e até mesmo do Galaxy Book3 360, dependendo do que você considera mais importante.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *