Recentemente, em uma nova tentativa de voltar para o Windows comprei além, do Lenovo Yoga Slim 6i, o Galaxy Book3 360. Apesar do Lenovo parecer o mais adequado para o que eu procurava, não queria descartar de vez os diferenciais do Galaxy.
Tirando da caixa, eu parecia ter mais motivos pra não ficar com o Samsung – seu acabamento cinza me pareceu escuro demais (certamente mais escuro e mais suscetível a marcas de digitais que o Yoga Slim 6i) e sua tela reflexiva demais. O trackpad era razoável (o Windows não precisa de um trackpad tão grande quanto o Mac, graças à eficiência do movimento de borda) e o teclado, apesar do layout “um pouco menos perfeito” tem um menor deslocamento de teclas, algo que incomoda alguns mas me agrada. Nesse primeiro momento, o único diferencial realmente positivo era seu peso realmente bem reduzido.
Como eu abri ele perto do Lenovo, comparar foi realmente chocante. Apesar da menor resolução e de não gostar de tela fosca, o brilho e a cor no Galaxy Book3 360 acabavam ofuscando qualquer qualidade que a tela do Lenovo poderia ter – sinceramente, nem parecia que o Lenovo possuía uma maior resolução; mesmo com níveis baixos de brilho (por preferência minha) a nitidez e o conforto aos olhos pareciam até melhores no Galaxy Book. Outro destaque do modelo é que, além da tela ser touch, ela dá suporte à S Pen, que não acompanha o note, mas você consegue encontrar à venda por cerca de R$ 100 (é o mesmo modelo usado no Galaxy Tab S6, S7, S8, S9…).
Durante os benchmarks, ficou claro que o i5-1335U do Samsung apresentava um desempenho inferior quando comparado ao i5-1240P do Lenovo, mas durante meu uso não fui capaz de perceber essa diferença prática; além disso, talvez o processador mais modesto tenha sido o culpado por alguns detalhes que mais me agradaram no Galaxy Book3 360: mesmo sendo bastante fino e leve, não notei um aquecimento acima do normal nele (durante todo o teste a ele se manteve abaixo dos 40ºC em toda a superfície) e a bateria do Book3 360 acabou sendo uma grata surpresa, conseguindo aguentar cerca de 10hs longe da tomada em uso contínuo, com destaque para o baixíssimo consumo enquanto não era exigido.
Após uma experiência não muito boa com o Galaxy Book2 360, principalmente no quesito bateria e aquecimento, o Book3 360 parece ter superado esses problemas. Contudo, no uso geral, ainda acho que não estou convencido a substituir meu MacBook Air por um Notebook.