Comprei esse modelo mais por curiosidade pois o único disponível no mercado nacional não é compatível com o 5G. Estou com ele há 1 semana e resolvi escrever essa breve análise.
O design dele não é um ponto positivo, mas pra mim de alguma forma deu certo. Ele é grande, especialmente comprido; é todo reto, traseira, laterais; e é de plástico. Mas de alguma forma, pra mim, a pegada com uma das mãos tem se mostrado mais confortável que no iPhone 15 Pro Max, por exemplo, talvez pelo peso.
A tela foi uma bela surpresa. Esperava algo que se assemelhasse a um smartphone normal com película fosca, mas é bem melhor. A sensação ao toque, o ângulo de visão, a redução do reflexo e a cobertura oleofobica são aspectos que, para meu gosto, superam qualquer concorrente.
Na parte do software, há boas opções para reduzir ainda mais o brilho, mas eu esperava um pouco mais. Por exemplo, os modos papel de tinta ou papel colorido não são compatíveis com o modo escuro do sistema. O recurso de acessibilidade “escurecer mais” também não tem efeito nesses modos.
O único ponto realmente negativo é o ajuste automático de brilho que por algumas vezes é meio errático.
Apesar da configuração básica, a performance é bem fluida e mais que suficiente para a maioria dos usos. Um ponto onde eu sinceramente estava apostando mais alto era a bateria e confessso ter ficado meio decepcionado. Ele tem me entregado cerca de 8hs de tela em um dia fora da tomada; e os modos NXTVision pouco contribuem para uma maior autonomia – seja no modo normal, no modo papel de tinta ou papel colorido, a autonomia é basicamente a mesma. A qualidade do som não é ruim, mas eu achei o volumeum tanto baixo.
Tirando os recursos NXTVision e uma ou outra coisa instalada, o software é basicamente o Android puro. Sinto falta das boas adições de apps e recursos que outros fabricantes têm trazido, principalmente uma forma de ter apps sensíveis e armazenados de uma forma mais segura e “invisível”.
No geral, para a faixa de preço e com o diferencial da tela, achei o TCL 50 NXTPaper uma excelente opção nessa faixa de preço. Porém, a falta de um top de linha, mesmo entre os tablets, com essa tecnologia me faz pensar que é só uma tentativa de apresentar a tecnologia para uma possível aquisição por empresas maiores.