Depois de ter passado por todos Folds desde o primeiro lançado no Brasil, resolvi não fugir à regra e pegar o Fold6 na promoção da pré-venda por um pouco mais de R$ 7.600 (à vista em 1x no Cartão, além de 20% de cashback no Meliuz). Junto com ele aproveitei para pegar o Watch7 44mm LTE [1] [2] com 50% de desconto por R$ 1.350 e a Capa Slim com S Pen para o Galaxy Fold6 Cinza (EF-OF95PCJEGWW) [1] [2]. Ele acabou chegando aqui um pouco antes do dia 22, então vamos a um pequeno review.
Apesar da evolução no design ser mínima frente aos concorrentes (sobretudo o Honor Magic V2 e VS2), tivemos melhorias sensíveis em relação ao Fold5 – o design mais quadrado, mais fino e até mesmo a discreta reducao no peso são facilmente percebidos como avanços logo no primeiro contato. Por outro lado, o aumento nas dimensões da tela externa, principalmente na largura, passaria desapercebido se não tivesse acompanhado o lançamento.
Um detalhe que não curti muito foram as cores: azul marinho em geral não me agrada, o prata eu achei muito claro e o preto, que nas imagens me parecia bacana, achei bem feio nos videos que vi.
Pelo menos para as minhas mãos, ele continua tendo as dimensões perfeitas para uso como Tablet – segurando confortavelmente com uma mão e mexendo com a outra, mas bem desajeitado para usar quando fechado com apenas uma mão.
Agora você soma isso à tela que continua bastante estreita e temos a utilização bem prejudicada, principalmente pra digitar no dia a dia, na rua por exemplo.
O mesmo vale para a tela interna, onde permanece aquela sensação de plástico (talvez um pouco menos) e a dobra talvez tão nítida quanto no Fold5. Houve também uma mudança ínfima na proporção, deixando ela um pouco mais quadrada, mas não consegui notar isso na prática.
Eu, particularmente, uso muito mas a tela externa no meu dia a dia, mas adoro usar a interna para interagir com a S Pen, além de achar ela muito confortável para assistir filmes e séries (ainda que o zoom corte parte do conteúdo, o prejuízo costuma ser mínimo na prática).
Ainda sobre a tela interna, ainda há muitos apps sem uma perfeita adaptação a ela, que ou aparecem com a formatação toda esculhambada ou não ocupam toda a tela, deixando largas bordas portas nas laterais.
Apesar de não termos tido aumento na capacidade da bateria, com as opções de economia que utilizo em praticamete todos os Galaxy high-end que já tive (como o modo de desempenho leve), parece ter havido um aumento bem discreto na autonomia, mas ainda é cedo pra dizer. De qualquer forma, levando em conta o tamanho da tela externa eu já achava a autinomia do Fold5 muito boa, capaz de levar um dia normal de uso sem aperto.
O lance da IA, ou melhor, das novidades exclusivas do Fold6, eu fiquei foi bem decepcionado. No app fotos, a conversão de rabiscos em desenhos é bem limitada e a conversão de fotos para desenhos/esboços/etc é extremamente errática criando resultados que normalmente pouco se parecem com o original (pior que alguns apps já faziam algo parecido bem antes de se falar em IA, e com resultados bem melhores). No Samsung Notes, a conversão de rabiscos para desenhos/esboços/etc já funciona bem melhor e com algum trabalho (e uma S Pen Fold Edition) parece ser possível chegar a resultados bem interessantes.
2 Comments