Review do Samsung Galaxy A56 (SM-A566)

Fazia muito tempo que eu não visitava a linha A, não tinha nada nela que me chamasse atenção; nos últimos anos. Em 2025, eles chegaram com mais “cara de S”, mais bonitos, finos e leves, o que me despertou minha curiosidade.

Se tratando do design e construção, é bem difícil dizer que não estamos na linha S, a Samsung realmente caprichou no A56 com uma aparência de top de linha, inclusive nas opções de cor. Por outro lado achei que a pegada não ficou tão boa, faltou um pouco de curva, um pouco de grip que quem usa sem uma case deve sentir bastante.

A tela é é excelente, não faria feio perto de um top de linha de alguns anos atrás, mas saindo de um S25 Ultra, as coisas mudam um pouco de figura, e não tinha como ser diferente. O leitor biométrico é bem rápido e preciso.

A experiência em uso é bastante satisfatória tanto em desempenho, quanto em bateria e aquecimento. Consegui realizar todas as tarefas com bastante conforto e rapidez, me arrisquei inclusive em alguns jogos, onde a temperatura não passou de 36ºC e com raros alertas de throttling; definitivamente, em performance ele não deve fazer um usuário da linha S passar raiva.

Meus testes de bateria no meu padrão de uso foram um pouco mais animadores que os reviews que tinha lido. Ainda que nenhum review tenha realmente criticado esse ponto, fiquei feliz por alcançar a mesma média de autonomia que tinha com o S25 Ultra, fazendo cerca de 10hs de tela nos meus testes.

As câmeras são boas, mas comparando com a linha S, especialmente o S25 Ultra, é possível sentir a distância em alguns detalhes. Além do conjunto de câmeras ser diferente, nas fotos à noite é onde mais se sente essa diferença; em fotos no breu quase total então apresentam uma diferença abissal quando comparado ao topo de linha.

No software uma grande tristeza, a Galaxy IA do A56 não tem os mesmos recursos da linha S25. Se isso por si só é um problema, a expectativa que o Tab S10 FE e FE+ venham com esse mesmo chipset, me faz acreditar que eles também tenham limitações na IA.

Depois desses dias de uso, acho que o A56 foi de fato o que mais se aproximou da linha S nos últimos anos, seja por design , experiência de uso, e até mesmo pelo número de atualizações que terá direito. Imho, tirando os cortes feitos com foco no corte de gastos, eu só desejaria que a Samsung tivesse se preocupado um pouquinho menos com a beleza, e proporcionado bordas mais arredondadas e mais grip na pegada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *